Como superar a ansiedade social com atenção plena

A ansiedade social é algo que pode ser incapacitante para algumas pessoas. Isso nos impede de falar em público, conhecer novas pessoas ou, em alguns casos, até mesmo ir às lojas. É também uma das formas mais comuns de ansiedade que existe.


Na verdade, quase todos nós o experimentamos em algum grau.


Mas, embora não haja uma cura simples para esse problema complexo, usar a atenção plena certamente pode fazer uma enorme diferença.


O que é Atenção Plena e como pode ajudar?


Quando pensamos em atenção plena, podemos pensar em meditação consciente. Na verdade, porém, esta é apenas uma faceta de um tópico maior.


Realmente, atenção plena (mindfulness) significa apenas estar mais atento e consciente de seus próprios pensamentos. Significa ser um pouco ‘autorreflexivo’.


No caso de uma fobia ou ansiedade como a ansiedade social, isso significa efetivamente aprender a reconhecer melhor os pensamentos indutores de estresse que estão causando sua ansiedade.


Um exemplo pode ser que você pense:
“Vou gaguejar e todo mundo vai rir.”
Ou talvez:
“E se o que eu disser for bobo?”


O primeiro passo é identificar precisamente do que você tem medo. E a partir daí, você pode começar a enfrentá-lo de frente.


Reestruturação Cognitiva


É aí que entra a próxima parte: a reestruturação cognitiva. Este é o processo de entender seus pensamentos negativos e, assim, decidir que você vai se livrar deles.
Como você faz isso? Uma maneira é refutá-los.


Então, por exemplo, se você tem medo de que, se gaguejar, todos vão rir, tente testar essa teoria. Isso é chamado de ‘teste de hipóteses’. Crie coragem para se permitir gaguejar, ou apenas observe a próxima vez que isso acontecer naturalmente. As pessoas riem? Ou eles são gentis?


Você também pode tentar algo chamado “desafiador de pensamento” para apenas separar a afirmação e ver o quão preciso ela provavelmente será.


Seus amigos são os tipos de pessoas que riem de você?


Você costuma dizer coisas bobas?


Claro, isso ainda leva muito tempo e prática. Na verdade, mudar suas crenças é extremamente difícil. Mas usando essas ferramentas é possível superar seu medo.


E uma última dica: tente adicionar novas crenças. Por exemplo: o que importa se as pessoas riem de você de qualquer maneira? Você está tão envolvido em sua própria capacidade de falar? Se você está treinando para melhorar, deixe alguns rirem!

compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

Conectar com



Logout to Aestri.com?

Hello!

Login to your account