Como a meditação pode ajudar a criatividade

Como você incentiva a criatividade?


A infeliz ironia é que quanto mais você tenta “forçar” sua criatividade, menos provável é que ela aconteça. O menos provável é que você tenha esse momento ‘A-HA!’.


A razão para isso é que quando tentamos forçar qualquer coisa, ficamos estressadas ​​– fisiologicamente excitadas. Produzimos mais adrenalina, cortisol e outros hormônios do estresse. E, como tal, estreitamos nosso foco na coisa que achamos mais urgente.


A criatividade, por outro lado, acontece quando estamos relaxadas. Isso, por sua vez, permite que a mente vagueie – explore diferentes memórias e conhecimentos e faça conexões únicas a partir desses tópicos díspares. Dizem que todas as novas ideias são apenas recombinações das antigas!


Um estudo do ano de 2000 da Eslovênia mostra que a ‘coerência’ no cérebro é fundamental para a criatividade – isso significa que áreas diferentes do cérebro trabalham em uníssono.


A meditação pode ajudar muito a encorajar isso então. Quando você medita, você será capaz de encorajar um estado de calma, que lhe permitirá acessar novas ideias e conexões.


Além disso, você pode usar tipos específicos de meditação para incentivar isso. Um exemplo é a ‘Meditação Produtiva’ de Cal Newport. Esta é uma forma de meditação em que – em vez de esvaziar completamente sua mente – você se concentra em um problema específico ou uma ‘perseguição’ criativa e depois tenta chegar a uma solução.


Quando foi a última vez que você se sentou e pensou em algo que era importante para você?


Ao fazer isso, você será capaz de praticar o uso das partes do cérebro que usamos para a imaginação e o pensamento criativo. Isso inclui a ‘rede de modo padrão’. Esta é a rede de regiões cerebrais que disparam quando não estamos engajados em uma tarefa.


Curiosamente, os estudos parecem mostrar que precisamos utilizar uma combinação da rede de modo padrão e da rede de controle executivo para obter ideias úteis. Em outras palavras, o livre pensamento que ocorre quando você está adormecendo ou ficando alta por causa da bebida, não é nada útil. Mas ‘refletir sobre um tópico’, por outro lado, pode ser extremamente útil.


Então, da próxima vez que você tiver um desafio, ou quiser encontrar uma solução criativa para um problema – tire um momento e ‘pense sobre isso’. Medite sobre o assunto e deixe sua mente vagar.


Uma solução criativa pode vir até você.

compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

Conectar com



Logout to Aestri.com?

Hello!

Login to your account